Declare Regarding Books Para Sempre

Title:Para Sempre
Author:Vergílio Ferreira
Book Format:Paperback
Book Edition:Special Edition
Pages:Pages: 306 pages
Published:1994 by Bertrand Editora (first published 1983)
Categories:Cultural. Portugal. European Literature. Portuguese Literature. Romance
Download Para Sempre  Free Books Full Version
Para Sempre Paperback | Pages: 306 pages
Rating: 4.28 | 370 Users | 16 Reviews

Description Conducive To Books Para Sempre

No final de uma vida, entrando no seu epílogo, um homem já sem destino para cumprir medita sobre o seu passado e o seu futuro, no regresso a uma casa vazia onde passou parte da sua infância, povoada de fantasmas que evocam os momentos chave da sua existência. Recheado de flash-backs para o passado e para o futuro (!), a antevisão, real e com todos os detalhes, da degradação da sua velhice e do seu funeral urge em Paulo a derradeira tentativa de procura da explicação de um sentido para a vida, alimentada por muitos sonhos e esperanças no tempo em que tal era devido, cheia de frustrações e desilusões posteriores frutos de um destino azarado e de uma fatalidade previsível, condições propícias para um redescobrir da vida nos elementos mais simples que anteriormente passavam despercebidos na azáfama do cumprimento do quotidiano e de toda uma vida alicerçada nos seus valores supostamente mais altos.

Nesta narrativa de evocações aleatórias, centrada no romance de Paulo com Sandra, mulher difícil e de poucos sentimentalismos, a redução de uma vida ao seu cumprimento basilar pelo amor, último alicerce num mundo de ilusões, revelando-se semítico na sua realização, e defraudado ainda por uma filha que o confronta com a esterilidade da sua actividade e do seu pensamento, mumificando-o no seu tempo presente, tempo esse prometedor de progressos civilizacionais que os próprios contemporâneos se encarregam de deitar a perder, ébrios de uma liberdade utópica que nada concilia face à disparidade de vertentes, facções e pontos de vista que num ruído ensurdecedor emudece e paralisa a humanidade no êxtase do extremo da civilização actual.

Vítima do seu próprio pensamento perscrutador, questionando a sua condição humana e a dos outros, comparando-a até ao fim dos tempos, um lamento arrastado mas pontuado por algumas fagulhas de lucidez e outras de felicidade passada e presente, num acomodar inconsciente contrastante de uma luta ávida pela vida onde persistem ainda mais perguntas que respostas apesar de toda a sofreguidão de viver tal como evidenciado pelo relato de vida do narrador. A paz nunca chega, para sempre continua a percepção do abismo entre aquilo que se é e aquilo que se sente.

Paulo Neves da Silva,Oeiras, Portugal

Present Books As Para Sempre

Original Title: Para Sempre
Edition Language: Portuguese


Rating Regarding Books Para Sempre
Ratings: 4.28 From 370 Users | 16 Reviews

Appraise Regarding Books Para Sempre
Um livro realmente especial. Difícil, na medida em que exige muito do leitor. Com mudanças constantes no tempo cronológico. Um homem recorda, revisita, antecipa, momentos da sua vida: passado, presente e futuro.É Vergílio Ferreira no seu melhor.

"Dou a volta à casa toda, dou a volta à vida toda e é como se um desejo de a totalizar, a ter na mão. Ter a imagem visível de tudo quanto a construiu, rever-me nela para a levar comigo. Morrer todo no que fui - para quê restos atrás de mim? ser perfeito na minha totalização."(p. 43)

Tantas vezes o comecei a ler e tantas vezes não consegui passar da 3ª página. Quando não dá, não dá. Para uns uma obra prima, para mim um sacrifício...

"Tenho de ir - que tens de ir? Tens só que estar. Como se houvesse mundo além, há só aqui. Tanto tratado escrito sobre a infância, a juventude, a idade adulta, que é a idade do homem. Em todas elas se fala de ir - a velhice é estar. Queria ter ideias precisas sobre isso. Precisas, limpas, agradáveis - a velhice tem tanta sujidade. Todas as idades fazem parte da vida, a velhice é um sobejo. E só o que sobra lhe pertence.""A felicidade é isso, estar quieto nos limites em que se está a dizer que

Inebriante.

Todas as idades fazem parte da vida, a velhice é um sobejo.Paulo, homem idoso e solitário está de regresso à terra onde nasceu e cresceu. Aí, abre as janelas da memória, e observa os fantasmas daqueles que amou e perdeu para a morte; inclusive o da sua própria infância e juventude.A escrita é maravilhosa; poética; perfeita... Mas não! Não vou continuar a lê-lo. Agora nãoSe o ler com a mente irá deixar-me entediada;Se o ler com a mente e o coração, irá deixar-me deprimida.Apenas li cerca de


Related Post: